Artigos sobre Escrita Criativa – Blog Motivacional

Lê artigos sobre Escrita Criativa - inspira-te com o Blog

A categoria Escrita Criativa é uma das 4 existentes neste Blog Motivacional, do site da Escrita Instantânea Pudim Flan. O Tiago Magalhães, autor desta marca, escolheu este tema, pois para além de ser um dos pilares importantes e a uma das bases do seu projeto, ele sente que este tipo de escrita é uma produção fantástica, essencial para que cries conteúdo de qualidade.

Por aqui, encontras dicas, informações pertinentes, novidades, recebes conhecimento sobre autores que incentivam a criatividade, alguns exercícios e formas de preparares conteúdo para o mundo digital.

Aproveita esta oportunidade e começa a encontrar soluções para engajares mais com os teus seguidores, para desenvolveres novos hábitos, ou mesmo para conheceres plataformas internacionais, que abordam este assunto.

Se tens interesse em conhecer as outras categorias, visita o Blog Motivacional do site e explora tudo o que criamos para ti.

Como desbloquear a Escrita Criativa

Artigo---Como-desbloquear-a-Escrita-Criativa Como desbloquear a Escrita Criativa

"Hoje não quero escrever, porque estou sem inspiração". Quantas vezes esta é uma realidade que abraça muitas pessoas que precisam de escrever um texto, ou simplesmente gostam de escrever?

A escrita não funciona só quando se ativa o "botão da inspiração", a escrita treina-se, pratica-se, escreve-se.

Aproveita este artigo e oportunidade de leitura para aprenderes mais sobre a escrita criativa, onde a podes encontrar, algumas técnicas para a desbloqueares e ainda um produto que te pode guiar nas redes sociais (produz mais conteúdo).


O que é a Escrita Criativa? 


Sob o meu ponto de vista, podemos considerar a escrita criativa como sendo qualquer tipo de texto, que não seja técnico ou que tenha de ser redigido sobre determinada regra.

Contudo, uma obra de ficção, um poema ou uma peça de teatro, por exemplo, são escritas sob uma linhagem prévia, mas são considerados textos que se encaixam neste campo.

Podemos chamar então à procura de escrever mais e melhor, seja que tipo de texto for, escrita criativa.

Para escrever um bom romance, tem que se aprender primeiro a escrever uma lista de compras. Desde o mais pequeno texto, até outro mais extenso, trava-se um caminho de trabalho, conhecimento e claro muita leitura.

"Escrita criativa não deve ser simplesmente física. Mas também sentimental e espiritual".

Marcell Carvalho
O que é a Escrita Criativa

Onde podemos encontrar este tipo de escrita? 

Naquele poema de amor que escreveste para a tua paixão de infância, na composição que arrancaste a ferros para o teste de língua portuguesa do teu oitavo ano, ou até no livro que sonhas um dia vir a escrever, mas não sabes por onde começar.

Nenhum sonho é demasiado pequeno para não se arriscar, e se tu achas que a tua vida passa pelo mundo da escrita, força nisso. Afinal de contas, olha só, a minha também passa, pois estás a ler este texto escrito por mim.

Às vezes, com a pressa do dia a dia ou com a azafama da vida, não nos apercebemos de qual é afinal o nosso propósito na vida, o que é que nos faz realmente felizes.

Para isso deixo aqui uma ferramenta da marca Escrita Instantânea Pudim Flan – Mapas da Vida - que ajuda na procura do propósito da vida, melhorando assim o desenvolvimento pessoal de cada um. Depois de perceberes se a escrita criativa tem um espaço na tua vida, aprende neste artigo como a desbloquear.

  A escrita: um hobby ou um bicho de sete cabeças?


Começar a escrever um texto inicia-se sempre com: qual o tema a abordar? Como começar? Qual o intuito do texto?

Mediante a resposta a estas perguntas desenvolve-se a escolha do tipo de texto ou estrutura a adotar, mas como o foco do artigo é a escrita deixo algumas dicas que possam ajudar a desbloquear a falta de inspiração:

  1. Pegar num livro, escolher uma página e frase ao acaso, começando a escrever a partir daí;
  2. Relembrar um momento da infância que possa dar aso a uma história: uma brincadeira, uma viagem em família, o primeiro dia de escola, entre muitos outros;
  3. Pegar num papel e numa caneta e escrever, simplesmente escrever. Deixar que o subconsciente guie o texto.

Para além destas ideias, podes experimentar fazer Brainstormings ou ainda colocar em prática determinados exercícios de escrita criativa.

Onde é que se encontra a Escrita Criativa

3 Plataformas onde podes aprender mais sobre Escrita Criativa


É certo e sabido que a Internet é um mundo onde tens à tua disposição as mais variadas ferramentas que te podem guiar e auxiliar em qualquer pesquisa.

O tema deste artigo, não é exceção. Portanto, basta pesquisares para saberes mais sobre estas ferramentas que te ajudam a procurar saber escrever melhor.

No entanto, deixo algumas daquelas onde me inspiro e procuro aprender mais:

Domestika – onde se podem encontrar artigos e cursos em conta que se relacionam com a escrita criativa;

Comunidade Rock Content – é um canal de produção de conteúdo que ajuda através dos seus conteúdos a perceber mais sobre várias áreas relacionadas com a escrita, nomeadamente a escrita criativa.

Acrescentar ainda a esta lista o produto digital da marca – Guião Digital para as Redes Sociais: Produz mais conteúdo – podendo ser o empurrãozinho que estás a precisar para deixar que a escrita e criatividade tomem conta de ti.

  E agora, por onde começar?


Já te dei as ferramentas e um bocadinho do meu cunho pessoal no desbloqueio da escrita criativa.

Por onde vais começar agora? Pelo início, não é verdade? Então pega num papel e toca a começar de escrever. Coloca uma música de fundo, relaxa e deixa que as palavras fluam.

Às vezes a inspiração chega nos momentos em que menos estamos à espera, portanto arrisca, não fiques à espera que ela te bata à porta.

Aproveita e lê os restantes artigos deste Blog, quem sabe não seja esta uma excelente fonte para te inspirares ou o local certo para que a tua criatividade e liberdade floresçam.

Conhece, também, os restantes produtos digitais da marca Escrita Instantânea Pudim Flan e os Serviços de Produção de Conteúdo para negócios.



Como Escrever um Livro sem Editora em Portugal

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.escritapudimflan.com/

 
Escrita Instantânea Pudim Flan

O Pudim nas Redes Sociais!

Fala com o Tiago

escritapudimflan@gmail.com